Curral de Cima promove encontro formativo pioneiro por uma educação antirracista

A Prefeitura de Curral de Cima, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com sua equipe pedagógica e sob a articulação da Agente Local da PNEERQ, Francijane, realizou no último dia 11 de Setembro de 2025, um Encontro Formativo pioneiro para toda a Rede Municipal de Ensino: “Por uma Educação Antirracista – memória, consciência e ancestralidade”.

A ação está alinhada à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e contou com a participação de professores/as, coordenadores/as, gestoras e demais profissionais da educação. O momento teve como objetivo fortalecer práticas pedagógicas que promovam o respeito, o reconhecimento e o orgulho da identidade dos/as estudantes, valorizando a diversidade e combatendo o racismo em todas as suas formas.

O prefeito Adjamir destacou a relevância da iniciativa e reforçou o compromisso da gestão com a política:

“A educação antirracista é uma pauta urgente e necessária. Nossa gestão tem a preocupação de garantir que cada estudante se sinta pertencente, respeitado e valorizado em sua identidade. A Lei 10.639/2003 e a PNEERQ são marcos legais, e Curral de Cima seguirá empenhada em implementar suas ações de forma concreta em nossas escolas.”

Já a secretária de educação, Laís Lima, ressaltou a importância do trabalho coletivo da rede municipal e da integração com outras áreas:

“Esse encontro formativo é um passo pioneiro para Curral de Cima. Estamos cientes de que o combate ao racismo exige compromisso diário e muitas mãos trabalhando juntas. Por isso, convidamos também representantes do Conselho Tutelar, a presidente da Câmara de Vereadores, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde, reforçando que a educação antirracista precisa ser assumida como um compromisso de toda a sociedade. A PNEERQ nos orienta e fortalece, e com a dedicação dos nossos professores, gestores e equipe pedagógica, avançaremos na construção de uma educação mais justa, inclusiva e de equidade para nossas crianças e jovens.”

Com a participação da Coletiva Abayomi, representada por Durvalina Rodrigues (Psicóloga, Mestra e doutoranda em Antropologia), Priscila Rocha (Historiadora e Poetisa) e Pery Camilo (Jornalista), que trouxeram reflexões potentes sobre letramento racial e educação antirracista. Inspirando a rede municipal a seguir firme no caminho da equidade e da valorização da diversidade.

  • Educação